domingo, 15 de junho de 2025

No Balanço do Forró: A Música Nordestina como Patrimônio Imaterial

 


Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte

Temática: Festa Junina/ Patrimônio Cultural

Esta atividade, ideal para o contexto junino, tem como foco incentivar o reconhecimento da música nordestina como patrimônio cultural imaterial, com ênfase no forró pé de serra. Por meio de uma metodologia vivencial e interativa, a atividade central é a apresentação de uma banda típica de forró pé de serra, composta por sanfona, zabumba e triângulo.

Esta atividade tem como foco envolver os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental  em uma celebração que não só proporciona a experiência musical autêntica, mas também educa sobre a importância do forró como patrimônio reconhecido do Brasil. 

A atividade pretende sensibilizar o público para a riqueza e a necessidade de preservação dessa manifestação cultural, permitindo que todos sintam o ritmo e a energia que conectam o povo nordestino às suas raízes. A conclusão da atividade será marcada pela interação com a banda e o incentivo à dança, seguidos de uma reflexão sobre a alegria e o valor cultural do forró.

Público-Alvo: Comunidade escolar/evento junino (alunos, pais, professores, visitantes).

Objetivo Geral: Celebrar e reconhecer a música nordestina, em especial o forró pé de serra, como patrimônio cultural imaterial do Nordeste, através de uma vivência musical e educativa.

Objetivos Específicos:

  • Apresentar os instrumentos e o som característico de uma banda de forró pé de serra.
  • Conectar a música nordestina com a história e as tradições juninas.
  • Sensibilizar o público para a importância da preservação do patrimônio imaterial.
  • Proporcionar um momento de alegria e interação cultural.

Duração Sugerida: 45-60 minutos (incluindo apresentação musical e interação).

Recursos Necessários:

  • Banda de Forró Pé de Serra: Idealmente com sanfona (acordeon), zabumba e triângulo. Opcional: vocalista, pandeiro.
  • Espaço para Apresentação: Palco ou área delimitada com boa acústica e espaço para o público dançar.
  • Sistema de Som: Microfones para os instrumentos e voz (se houver), caixas de som adequadas.
  • Decoração Junina: Bandeirinhas, balões, fogueira cenográfica, tecidos coloridos, etc., para ambientar o espaço.
  • Recursos Visuais (Opcional, mas recomendado):
    • Painel ou banners com informações sobre os instrumentos do forró.
    • Slides com curiosidades sobre o forró como patrimônio (data de reconhecimento, importância cultural).
    • Imagens de grandes mestres do forró (Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Marinês).
  • Material de Apoio (para mediador/apresentador): Roteiro, cartões com curiosidades, perguntas para interação.

Roteiro da Atividade:

1. Abertura e Boas-Vindas (5 minutos)

  • Apresentador/Mediador: Inicia a atividade com uma saudação festiva e em clima junino.
  • Apresentador: "Boa noite, meu povo arretado! Sejam muito bem-vindos ao nosso arraiá! Hoje vamos mergulhar na riqueza cultural do nosso Nordeste, celebrando algo muito especial: a nossa música!"
  • Apresentador: "Para começar, quero convidar vocês a sentir a energia de um ritmo que é a cara do São João, um ritmo que é patrimônio cultural do nosso Brasil: o Forró Pé de Serra!"

2. Apresentação da Banda e Introdução aos Instrumentos (10-15 minutos)

  • Entrada Triunfal da Banda: A banda de forró entra tocando um trecho curto e vibrante de um forró clássico (ex: "Asa Branca", "Olha Pro Céu").
  • Apresentador: Apresenta os músicos e cada um dos instrumentos:
    • Sanfona (Acordeon): "Este é o coração do forró! A sanfona, ou acordeon, com suas teclas e baixos, comanda a melodia e nos faz sonhar!" (Músico pode tocar um pequeno trecho melódico).
    • Zabumba: "Esse é o tambor que marca o compasso, o pulso do nosso forró! É a zabumba que faz a gente bater o pé!" (Músico pode tocar o ritmo característico da zabumba).
    • Triângulo: "E para completar a batida, temos o triângulo! Com seu som metálico e agudo, ele dá o tempero final à nossa festa!" (Músico pode demonstrar o som do triângulo).
  • Apresentador: "Esses três instrumentos, juntos, formam a essência do forró pé de serra, um som que nos conecta com nossas raízes e tradições."

3. O Forró Pé de Serra como Patrimônio Imaterial (10 minutos)

  • Apresentador: "Mas por que o forró é tão importante? Sabiam que ele foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil em 2021 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)? Isso significa que o forró é um bem cultural que deve ser valorizado, protegido e transmitido para as futuras gerações!"
  • Apresentador: Explica brevemente o conceito de patrimônio imaterial: "É tudo aquilo que não se pode tocar, mas que nos toca! São as nossas danças, nossas festas, nossos saberes, nossas lendas e, claro, a nossa música! O forró conta a história do nosso povo, da nossa fé, dos nossos amores e alegrias."
  • Apresentador: Menciona grandes nomes que construíram essa história: "Artistas como Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Marinês e tantos outros nos deixaram um legado musical riquíssimo, que vive em cada nota do forró."

4. Apresentação Musical e Interação com o Público (20-25 minutos)

  • Banda de Forró: Toca um repertório animado de 4 a 5 músicas de forró pé de serra, incluindo clássicos e talvez algumas músicas mais conhecidas pelo público.
    • Sugestões de Músicas: "O Xote das Meninas", "Eu Só Quero um Xodó", "Pagode Russo", "Qui Nem Jiló", "Isso Aqui Tá Bom Demais", "São João na Roça".
  • Incentivo à Dança: O apresentador e os músicos incentivam o público a dançar, a bater palma e a interagir com a música. Se possível, um membro da organização pode puxar uma quadrilha improvisada ou ensinar passos básicos de forró.
  • Momento "Pedindo Música": O apresentador pode convidar o público a sugerir alguma música de forró que gostariam de ouvir (se a banda tiver no repertório).
  • Curiosidades Interativas: Durante as pausas entre as músicas, o apresentador pode lançar perguntas simples ao público, como: "Quem aí já dançou um forró coladinho?", "Qual a sua música de São João preferida?".

5. Encerramento (5 minutos)

  • Banda de Forró: Toca um trecho final vibrante.
  • Apresentador: Agradece a presença da banda e do público.
  • Apresentador: "Que alegria poder celebrar a nossa cultura e o nosso forró! Que esse ritmo continue vivo em nossos corações, passando de geração em geração, assim como todo o nosso valioso patrimônio imaterial. Um São João de muita paz, alegria e forró para todos!"
  • Despedida: A banda pode tocar mais um pequeno trecho enquanto o público se dispersa, mantendo a energia.

Dicas Adicionais:

  • Ensaio com a Banda: Certifique-se de que a banda entende o objetivo do projeto e está alinhada com o roteiro, inclusive nos momentos de interação e explicação dos instrumentos.
  • Mestre de Cerimônias (Apresentador): Escolha alguém com boa oratória, carisma e que goste de música nordestina para conduzir a atividade.
  • Interação com Alunos (se for ambiente escolar): Antes da atividade, os professores podem trabalhar em sala de aula sobre o conceito de patrimônio imaterial e a história do forró, para que os alunos cheguem mais preparados e engajados.
  • Lembrancinhas Temáticas (Opcional): Pequenas lembrancinhas como sanfoninhas de papel, triângulos de E.V.A., ou marcadores de livro com frases de Luiz Gonzaga podem enriquecer a experiência.
  • Registro Fotográfico/Audiovisual: Documente a atividade! Isso é importante para futuras referências e para mostrar o impacto do projeto.


Avaliação

A avaliação da atividade "No Balanço do Forró: A Música Nordestina como Patrimônio Imaterial" será processual e focará na experiência e no impacto nos participantes. Consideraremos diversos aspectos para medir o sucesso e a efetividade da iniciativa.

Avaliaremos o engajamento e a participação do público durante a apresentação musical, observando a interação com a banda, a adesão à dança e o entusiasmo geral. A capacidade da atividade de sensibilizar o público para o conceito de música nordestina como patrimônio imaterial será um ponto crucial, verificando se as informações transmitidas geraram curiosidade e apreço pela riqueza cultural do forró.

Também serão considerados a qualidade da apresentação da banda e a condução do mediador, garantindo que o som, o repertório e a didática contribuíram para uma experiência rica e imersiva. Por fim, a avaliação incluirá a percepção geral de alegria e interação proporcionada pela atividade, buscando confirmar se ela alcançou o objetivo de celebrar o São João e o forró de forma educativa e divertida.


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Plano de aula criado e revisado pela professora Leidiane Rocha, com auxílio da Inteligência Artificial

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