domingo, 15 de junho de 2025

MATRIZ DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL





O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) apresenta um documento com as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, que subsidiarão a construção de instrumentos de avaliação dirigidos a estudantes de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental.

O material foi elaborado pela equipe de especialistas e pesquisadores associados ao CAEd/UFJF, tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Para o Ciclo I da Avaliação Contínua da Aprendizagem nos Anos Finais foram privilegiadas habilidades essenciais da etapa anterior de escolarização. A combinação de habilidades mais complexas do ano anterior com habilidades básicas da etapa vigente embasa, por sua vez, o Ciclo II da Avaliação Contínua da Aprendizagem nos Anos Finais. Já no Ciclo III, as habilidades essenciais da etapa atual do estudante ganham destaque.

As Avaliações Formativas 2025 são uma parceria do CAEd/UFJF com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC)

MATRIZ  DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA APRENDIZAGEM

 MATEMÁTICA | 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nessa etapa, além das habilidades previstas na matriz de referência listadas para o nono ano do ensino fundamental, outras habilidades, de etapas anteriores, podem ser incluídas nos testes. 

Essas habilidades compõem os blocos de integração e são referentes a marcos de desenvolvimento fundamentais para que o estudante prossiga em sua trajetória escolar. Os itens que avaliam essas habilidades têm o propósito de medir a defasagem dos estudantes que ainda não desenvolveram as habilidades esperadas na etapa em que se encontram.

CICLO I

Utilizar o princípio multiplicativo de contagem na resolução de problema. (EF08MA03)

Utilizar porcentagem, envolvendo ou não aplicação de percentuais sucessivos, na resolução de problema. (EF07MA02; EF09MA05) 

Utilizar cálculo de valor numérico de expressões algébricas na resolução de problema. (EF08MA06)

Determinar conjunto solução de um sistema de equações polinomiais de 1º grau, com duas incógnitas. (EF08MA08)

Utilizar sistema de equações polinomiais de 1º grau, com duas incógnitas, representando uma situação por meio de modelagem matemática, na resolução de problema. (EF08MA08)

Determinar conjunto solução de equação polinomial de 2º grau, do tipo ax² = b. (EF08MA09)

Utilizar o conceito de mediatriz ou de bissetriz, como lugar geométrico, na resolução de problema. (EF08MA17)

Utilizar cálculo de medida de perímetro de polígonos na resolução de problema. (EF04MA20;  EF06MA29) 

Utilizar cálculo de medida de comprimento de circunferência na resolução de problema. (EF07MA33)

Utilizar cálculo de medida de área de figuras planas: quadrados, retângulos, triângulos ou outras figuras planas que podem ser decompostas em quadrados, retângulos e/ou triângulos, na resolução de problema. (EF07MA32)

Utilizar cálculo de medida de área de círculos na resolução de problema. (EF08MA19)


CICLO II


Utilizar o princípio multiplicativo de contagem na resolução de problema. (EF08MA03) 

Utilizar porcentagem, envolvendo ou não aplicação de percentuais sucessivos, na resolução de problema. (EF07MA02; EF09MA05) 

Utilizar proporcionalidade direta e/ou inversa entre, pelo menos, três grandezas, na resolução de problema. (EF09MA08)  

Utilizar sistema de equações polinomiais de 1º grau, com duas incógnitas, representando uma situação por meio de modelagem matemática, na resolução de problema. (EF08MA08)

Determinar conjunto solução de equação polinomial de 2º grau, do tipo ax² + bx + c = 0, com a ≠ 0 e b ≠ 0. (EF09MA09) 

Associar figura geométrica espacial à uma de suas vistas ortogonais (superior, frontal ou lateral). (EF09MA17) 

Utilizar semelhança de triângulos na resolução de problema. (EF09MA12)

Utilizar relações entre medidas de arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos em uma circunferência, na resolução de problema. (EF09MA11)

Utilizar cálculo de medida de comprimento de circunferência na resolução de problema. (EF07MA33) 

Utilizar cálculo de medida de área de círculos na resolução de problema. (EF08MA19)

Determinar a probabilidade de ocorrência de um evento, associado a um experimento aleatório, em um espaço amostral equiprovável, em que pelo menos um dos quantitativos necessários para o cálculo da probabilidade demande técnicas de contagem. (EF08MA22) 

 

CICLO III

Utilizar porcentagem, envolvendo ou não aplicação de percentuais sucessivos, na resolução de problema. (EF07MA02; EF09MA05) 

Utilizar proporcionalidade direta e/ou inversa entre, pelo menos, três grandezas, na resolução de problema. (EF09MA08)  

Determinar conjunto solução de equação polinomial de 2º grau, do tipo ax² + bx + c = 0, com a ≠ 0 e b ≠ 0. (EF09MA09) 

Utilizar equação polinomial de 2º grau, do tipo ax² + bx + c = 0, com a ≠ 0 e b ≠ 0, representando uma situação por meio de modelagem matemática, na resolução de problema. (EF09MA09) 

Utilizar grandeza representada como razão entre duas grandezas de espécies diferentes, na resolução de problema. (EF09MA07)

Associar figura geométrica espacial à uma de suas vistas ortogonais (superior, frontal ou lateral). (EF09MA17) 

Utilizar semelhança de triângulos na resolução de problema. (EF09MA12)

Utilizar relações métricas do triângulo retângulo na resolução de problema. (EF09MA14)

Utilizar o teorema de Tales na resolução de problema. (EF09MA14)

Determinar as coordenadas do ponto médio de um segmento de reta, a partir das coordenadas de seus pontos extremos no plano cartesiano. (EF09MA16)

Determinar a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano. (EF09MA16)

Utilizar cálculo de medida de perímetro de figura poligonal, representada no plano cartesiano, a partir das coordenadas de seus vértices, na resolução de problema. (EF09MA16)

Utilizar cálculo de medida de área de figura poligonal, representada no plano cartesiano, a partir das coordenadas de seus vértices, na resolução de problema. (EF09MA16)

Utilizar relações entre medidas de arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos em uma circunferência, na resolução de problema. (EF09MA11)

Utilizar cálculo de medida de volume de prismas retos ou de cilindros retos, na resolução de problema. (EF09MA19)

Determinar a probabilidade de ocorrência de dois eventos, independentes ou dependentes, associados a um experimento aleatório, em um espaço amostral equiprovável.(EF09MA20) 


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Para o documento completo, CLIQUE AQUI





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