quarta-feira, 4 de junho de 2025

Matriz de Referência de Matemática do Saeb: Descritores 9º ANO do Ensino Fundamental

 I. Espaço e Forma 

D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. 

D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações. 

D3 – Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos. 

D4 – Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades. 

D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. 

D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e nãoretos. 

D7 – Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram. 

D8 – Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares). 

D9 – Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas. 

D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos. 

D11 – Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações. 


II. Grandezas e Medidas 

D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. 

D13 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. 

D14 – Resolver problema envolvendo noções de volume. 

D15 – Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida. 


III. Números e Operações/Álgebra e Funções 

D16 – Identificar a localização de números inteiros na reta numérica. 

D17 – Identificar a localização de números racionais na reta numérica. 

D18 – Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). 

D19 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). 

D20 – Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). 

D21 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional. 

D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. 

D23 – Identificar frações equivalentes. 

D24 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos. 

D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). 

D26 – Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). 

D27 – Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais. 

D28 – Resolver problema que envolva porcentagem. 

D29 – Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. 

D30 – Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica. 

D31 – Resolver problema que envolva equação do 2º grau. 

D32 – Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras (padrões). 

D33 – Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema. 

D34 – Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema. 

D35– Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações do 1º grau. 

IV. Tratamento da Informação 

D36 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. 

D37 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

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