quarta-feira, 4 de junho de 2025

Matriz de Referência de Matemática do Saeb: Descritores 3ª Série do Ensino Médio

 I. Espaço e Forma

D1 – Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade. 

D2 – Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais. 

D3 – Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas. 

D4 – Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema. 

D5 – Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente). 

D6 – Identificar a localização de pontos no plano cartesiano. 

D7 – Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta. 

D8 – Identificar a equação de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinação. 

D9 – Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com a resolução de um sistema de equações com duas incógnitas. 

D10 – Reconhecer, dentre as equações do 2º grau com duas incógnitas, as que representam circunferências.


II. Grandezas e Medidas

D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. 

D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. 

D13 – Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera).


III. Números e Operações/Álgebra e Funções

D14 – Identificar a localização de números reais na reta numérica. 

D15 – Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. 

D16 – Resolver problema que envolva porcentagem. 

D17 – Resolver problema envolvendo equação do 2º grau. 

D18 – Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma tabela. 

D19 – Resolver problema envolvendo uma função do 1º grau. 

D20 – Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos. 

D21 – Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto. 

D22 – Resolver problema envolvendo P.A./P.G. dada a fórmula do termo geral. 

D23 – Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de 1º grau por meio de seus coeficientes. 

D24 – Reconhecer a representação algébrica de uma função do 1º grau dado o seu gráfico.

D25 – Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo no gráfico de uma função polinomial do 2º grau. 

D26 – Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 1º grau. 

D27 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial. 

D28 – Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica, reconhecendo-a como inversa da função exponencial. 

D29 – Resolver problema que envolva função exponencial. 

D30 – Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, cosseno, tangente) reconhecendo suas propriedades. 

D31 – Determinar a solução de um sistema linear associando-o à uma matriz. 

D32 – Resolver problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples, arranjo simples e/ou combinação simples. 

D33 – Calcular a probabilidade de um evento.


V. Tratamento da Informação

D34 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. 

D35 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATRIZ DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) apresenta um documento com as Mat...