quinta-feira, 20 de maio de 2021

UEMBS conquista seis medalhas e uma menção honrosa na Olimpíada Canguru de Matemática 2021

 


Em sua primeira participação na Olimpíada Canguru de Matemática  a Unidade Escolar Manoel de Barros e Silva (UEMBS), localizada no Povoado Santana, município de São Luís do Piauí conquistou seis medalhas, sendo uma de prata e cinco de bronze, além de uma honra ao mérito. A prova aconteceu no dia 18 de março, mas apenas de forma online, por conta da pandemia da Covid 19.

 

A professora de Matemática e responsável pela Canguru na UEMBS, Leidiane Rocha, avaliou como muito positiva a participação dos alunos na competição: “Considero que fomos muito bem, uma vez que foi a primeira vez que participamos dessa competição e conseguimos esse bom resultado. A nota de corte para cada medalha foi geral, incluindo todos os colégios inscritos, públicos e particulares; e ver que nossa escola conquistou seis medalhas e uma honra ao mérito é uma coroação de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos para despertar o gosto pela matemática nos nossos alunos. Foi incrível ver a empolgação dos alunos, o envolvimento da família e o apoio de toda a equipe escolar para a realização dessa olimpíada. Queria parabenizar a todos os participantes, inclusive pais e responsáveis pelo apoio! ”.  


Segundo a professora, as provas exigiram conhecimentos matemáticos que foram adquiridos em anos anteriores, o que já serviu de diagnóstico, levando em conta que em 2020 as aulas foram totalmente remotas e que a realização do concurso deve ajudar no planejamento das ações para esse ano letivo de 2021.

 

Competição

Em sua 13ª edição, a Olimpíada Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada a alunos a partir do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.


A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF).


A Canguru é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países onde é realizada. 


O objetivo da olimpíada é incentivar a aprendizagem da Matemática, com seis níveis de provas:

  • Nível P (Pre Ecolier) – alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I;
  • Nível E (Ecolier) – alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, respectivamente;
  • Nível B (Benjamin) – alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II;
  • Nível C (Cadet) – alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II;
  • Nível J (Junior) – alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;
  • Nível S (Student) – alunos da 3ª série do Ensino Médio.


Na escola, foi realizada as provas dos níveis
  E, B e C, envolvendo cinquenta e nove alunos do 6° ao 9° ano.


Alunos premiados

Ana Lívia Lima - 6° ano - Medalha de Prata

Maria Islândia - 7° ano - Medalha de Bronze

Ana Lívia Barros - 8° ano - Medalha de Bronze




Geane Maria - 8° ano - Medalha de Bronze




Valdenice Antônia - 8° ano - Medalha de Bronze


Maria dos Remédios - 9°ano - Medalha de Bronze

 Kelvi - 9°ano - Menção Honrosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATRIZ DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) apresenta um documento com as Mat...