domingo, 20 de outubro de 2019

Alunos constroem teodolito em aula prática de matemática

Alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da U. E.Manoel de Barros e Silva, localizada no Povoado Santana, em São Luís do Piaui (PI), viram, na prática, algumas aplicações da trigonometria durante uma aula diferenciada de matemática. 



A professora Leidiane propôs que os alunos construíssem um teodolito caseiro, (que é uma ferramenta usada para medir distâncias inacessíveis). "A ideia de fazer esse aparelho surgiu como uma forma de aplicar o conhecimento recebido na faculdade. Sou estudante do curso de matemática na UNINTER e sempre que possível procuro aplicar com meus alunos o conhecimento que recebo da faculdade . Essa atividade faz parte de um portfólio onde, baseado no texto "Eu trabalho primeiro no concreto",  eu teria que  produzir um material manipulável e usar em uma aula de matemática. Como estava trabalhando o conteúdo de trigonometria no 9° ano resolvi fazer essa atividade junto com meus alunos. E o resultado foi bastante surpreendente, pois os alunos entenderam como podem usar a matemática no dia a dia através de um conteúdo que viram em sala de aula", destaca a professora. 

A aula foi realizada no dia 17 de setembro com a turma dividida em quatro grupos. As coletas de dados e as medições foram feitas na própria escola: foi possível medir a altura da parede da sala de aula, do muro da escola e objetos fora da escola. 

CONFIRA AS IMAGENS DESSA AULA: 

I. Construção
















II. Experimentação
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATRIZ DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) apresenta um documento com as Mat...