sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Final e Premiação do Interclasse de Matemática

Em final disputada ponto a ponto, a equipe do 9° ano formada por Kassandra, Márcia e Eduardo venceu o I Interclasse de Matemática. A última etapa da competição promovida pela professora Leidiane Rocha  foi realizada na tarde de sábado, dia 23 de novembro de 2019. 

O Interclasse contou com a participação de 65 alunos das turmas de 6°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental da U. E. Manoel de Barros e Silva no Povoado Santana, em São Luís do Piauí - PI e tinha como objetivo de estimular o estudo de matemática de forma lúcida, focando a resolução de problemas envolvendo as operações fundamentais, além de divertir, reunir e aumentar conhecimentos. 

Para chegar à final, as seis equipes - duas de cada turma - participaram de uma disputa que envolveu a realização de desafios lógicos, problemas matemáticos e jogos. As etapas eliminatórias foram realizadas entre os meses de setembro à novembro. Chegaram à final 18 concorrentes, divididos em seis grupos. 

A premiação as equipes finalistas aconteceu na tarde do dia 30 de novembro de 2019, durante o último encontro com a família. 


CONFIRA AS IMAGENS DA FINAL

A professora Leidiane com os convidados: o professor de matemática do Ensino Médio Laudecir Alves,
o diretor Valmir Barros, e os ex-alunos Ana Kássia, Abílio Barros e Alaice Hipólito. 













CONFIRA AS IMAGENS DA PREMIAÇÃO

Aluna Marianne, do 6° ano, e sua mãe recebendo o troféu de terceiro lugar das mãos da professora Filomena. 

Aluna Karina, do 8° ano, e sua mãe recebendo o troféu de terceiro lugar das mãos da professora Rosângela. 
Aluno Marcos, do 8° ano, e sua mãe recebendo o troféu de terceiro lugar das mãos da professora Natanha.
Aluna Giselle, do 9° ano, e sua mãe recebendo o troféu de terceiro lugar das mãos da professora Vilaní. 

Equipe vice-campeã, do 6° ano, recebendo o troféu das mãos da professora Josefa: Franciane e seu pai Antônio, Valdenice e sua mãe Antônia e Ivoneide e sua mãe Fabiana.  

Equipe campeã, do 9° ano, recebendo o troféu das mãos da professora Leidiane: Kassandra e sua mãe Sueli, Márcia e sua mãe Justina e Eduardo e sua mãe Maria José.  
A professora Leidiane ao lado dos alunos Karina (8° ano), Giselle, Márcia, Kassandra e Eduardo (9° ano). 



domingo, 20 de outubro de 2019

Alunos constroem teodolito em aula prática de matemática

Alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da U. E.Manoel de Barros e Silva, localizada no Povoado Santana, em São Luís do Piaui (PI), viram, na prática, algumas aplicações da trigonometria durante uma aula diferenciada de matemática. 



A professora Leidiane propôs que os alunos construíssem um teodolito caseiro, (que é uma ferramenta usada para medir distâncias inacessíveis). "A ideia de fazer esse aparelho surgiu como uma forma de aplicar o conhecimento recebido na faculdade. Sou estudante do curso de matemática na UNINTER e sempre que possível procuro aplicar com meus alunos o conhecimento que recebo da faculdade . Essa atividade faz parte de um portfólio onde, baseado no texto "Eu trabalho primeiro no concreto",  eu teria que  produzir um material manipulável e usar em uma aula de matemática. Como estava trabalhando o conteúdo de trigonometria no 9° ano resolvi fazer essa atividade junto com meus alunos. E o resultado foi bastante surpreendente, pois os alunos entenderam como podem usar a matemática no dia a dia através de um conteúdo que viram em sala de aula", destaca a professora. 

A aula foi realizada no dia 17 de setembro com a turma dividida em quatro grupos. As coletas de dados e as medições foram feitas na própria escola: foi possível medir a altura da parede da sala de aula, do muro da escola e objetos fora da escola. 

CONFIRA AS IMAGENS DESSA AULA: 

I. Construção
















II. Experimentação
























terça-feira, 15 de outubro de 2019

Interclasse Matemático

Foi após o Estágio no Ensino Médio na U. E. Antônio Pereira de Araújo (São Luís do Piauí), onde participou a I Jornada Matemática que a professora Leidiane percebeu que poderia adaptar aquele projeto e executá-lo na instituição em que trabalha. 

"Conversando com os professores do Ensino Médio, eles afirmaram que os alunos estão chegando lá com muitas deficiências, sobretudo na parte das operações fundamentais. Visando sanar essas deficiências e dar uma nova oportunidade aos alunos de aprender ou revisar conteúdos que de alguma forma não foram incorporados é que se coloca em prática esse projeto. Afinal, time que não treina, não ganha campeonato ", conta a professora Leidiane Rocha. 

No projeto "Interclasse Matemático", os alunos do 6°, 8° e 9° anos participam de uma competição interclasses de matemática, dividida em três fases: individual, em grupos na turma e em grupo na escola. O objetivo é estimular o estudo de forma lúdica, focando a resolução de problemas envolvendo as operações fundamentais. 



VEJA AS FOTOS DA ETAPA INDIVIDUAL APLICADA NO DIA 20 DE SETEMBRO!

Turma do 6° ano realizando a etapa individual do Interclasse Matemático. 

Turma do 6° ano realizando a etapa individual do Interclasse Matemático.

Turma do 8° ano realizando a etapa individual do Interclasse Matemático.

Turma do 8° ano realizando a etapa individual do Interclasse Matemático.

Turma do 8° ano realizando a etapa individual do Interclasse Matemático.

Turma do 9° ano realizando a etapa individual do Interclasse Matemático.

Turma do 9° ano realizando a etapa individual do Interclasse Matemático.

Turma do 9° ano realizando a etapa individual do Interclasse Matemático.


MATRIZ DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) apresenta um documento com as Mat...