quinta-feira, 14 de maio de 2020

Aulas remotas. E agora?





Alguns alunos têm chegado para mim e desabafado o quanto está sendo difícil acompanhar as chamadas "aulas online" aqui na escola onde trabalho. As aulas com atividades remotas foram a solução que a Rede Municipal de Educação de São Luís do Piauí encontrou para dar continuidade a aprendizagem dos alunos e manter o vínculo entre aluno e escola. 

Acredito que o que está acontecendo nesse momento é uma frustração da expectativa que eles criaram em torno dessas aulas. Talvez esperassem algo parecido com as aulas da Rede Estadual, com aulas sendo transmitidas ao vivo pelo Youtube, professores explicando os conteúdos e os alunos tirando suas dúvidas através do chat em tempo real. 

E o que estamos podendo fazer no momento é realizar encaminhamentos através de grupos de WhatsApp. E graças a Deus que podemos usar essa ferramenta, porque temos uma internet muito reduzida, nem todos os alunos possuem Wi-fi em casa, mais tenho percebido uma grande maioria com muita vontade de aprender. Cerca de 80% de nossos alunos tem o aplicativo de mensagem no próprio celular próprio ou por meio dos aparelhos dos seus pais. Aos demais alunos que nem tem celular ou não tem acesso a internet, a escola imprime as atividade e entrega quinzenalmente. 

Se eles estão encontrando dificuldade, imagina nós, professores, que fomos pegos de surpresa nessa situação. Os professores estão lidando com a pressão de adaptar-se a ferramentas digitais além de se preocuparem com questões de conectividade para que ninguém fique para trás durante a suspensão das aulas presenciais. Fomos obrigados a nos reinventarmos no meio dessa confusão. Tivemos que aprender do dia para a noite a fazer da tecnologia aliada. Eu fui preparada para isso, pois acabei de terminar uma licenciatura em Matemática totalmente à distância. Mais, e a maioria de nossos professores que não foi? 

Não sabemos até quando iremos ter aula nesse formato. Mais no momento, é a única opção que temos para que esse ano letivo não seja perdido. Prefiro mil vezes esse formato de aula do que retornamos as escolas sem uma vacina ou uma cura conhecida da COVID-19. Eu sei que é difícil, mais acredito que com determinação todos nós conseguiremos vencer essa batalha. 

A seguir, recomendo alguns vídeos👇🏽👇🏽👇🏽 que podem te ajudar a se organizar melhor para seus estudos remotos. 


CANAL MATEMÁTICA RIO




sábado, 9 de maio de 2020

Aulas remotas em tempos de pandemia


Aulas com interação em tempo real pelas redes sociais, conteúdos e exercícios enviados por grupos no WhatsApp. São algumas das formas das aulas remotas adotadas pela Rede Municipal de Ensino no município de São Luís do Piauí para substituir as atividades presenciais durante a pandemia do coronavírus. O retorno às aulas é baseado nas orientações dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação e de Decretos da Administração Municipal. 

Na Unidade Escolar Manoel de Barros e Silva localizada no Povoado Santana, as atividades pedagógicas iniciaram nesta terça-feira, dia 05 de maio, com grande interação dos alunos no ambiente virtual. 

A partir das 13 h, os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental já esperavam o boa tarde dos professores nos grupos do WhatsApp para começar a aula. A escola optou por manter para os alunos a mesma rotina das aulas presenciais. As aulas acontecem nos mesmos horários e na mesma grade de antes.

Para os alunos que não têm acesso a internet, a escola imprime o material que os professores elaboraram e entregam a um responsável do aluno quinzenalmente. 


MATRIZ DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) apresenta um documento com as Mat...